sábado, 17 de maio de 2008

Lost 4x12 - "There's No Place Like Home"


E
xpectativa definitivamente está sendo um problema nessa quarta temporada, pelo menos pra mim, é claro... Aguardava esse episódio com toda a animação possivel, e no final de tudo, me deixou com a sensação de ser mais um tapa buraco antes da Season Finale. Não estou dizendo que tenha sido ruim, mas esperava mais dessa primeira parte, muito mais mesmo.

Primeiro vemos uma cena inicial confusa, bem típica de Lost, onde eles nos deixam perdidos até que finalmente entendemos o que está acontecendo. Pensei então "os produtores vão me surpreender nessa cena".... Não surpreenderam, foi previsível demais, eram apenas os Oceanic Six. Depois vemos eles reencontrando os familiares... Eu me esforcei pra me emocionar com a cena, e realmente consegui, principalmente vendo Sayid e Kate sem ninguém, mas tenho de admitir que talvez se não tivesse me esforçado, não me emocionaria... Enfim... Hurley mostrando novamente como é um cara do bem, fazendo Sayid abraçar seus pais pra tentar não deixá-lo tão solitário foi ótimo.

De volta a ilha, vemos um seguimento incessante de cenas repetitivas... Jack ameaçando Faraday, Jack saindo com Kate e Juliet tentando impedi-lo... Daniel enchendo o saco mais uma vez com aquela conversa de "Ah não! Estão indo para a Orquídea! O problema é sério! Todos vão morrer! Temos que sair dessa ilha! Fujam!"... Essa ladainha maldita ecoou sobre a quarta temporada inteira, e na maioria quase absoluta das vezes, eram falsas preocupações. Jack e Kate então saem do acampamento partem para a selva, onde encontram Sawyer e Miles.

Nessa cena, os dois grupos falam tudo que é preciso ser dito para ficarem a par dos acontecimentos na ilha, e Jack então parte em direção ao helicóptero, Sawyer então o acompanha, com uma atitude fantástica "Espera! Você não vai conseguir morrer sozinho!"... Impressionante como os produtores administraram perfeitamente a redenção desse personagem... Sawyer, nos primeiros episódios era um trambiqueiro safado que só se importava com o próprio nariz, agora, o personagem defende os "cachinhos de Hurley", Claire, e até mesmo está disposto a se arriscar com Jack.

A mentira sobre a sobrevivência dos Oceanic Six foi uma ótima cena, assim como as perguntas e insinuações dirigidas para eles, principalmente a respeito da "gravidez" de Kate, a morte de Jin, e claro, a gordura do Hurley.

Ótimas também foram as tiradas entre Ben e Hurley, coisa que eu nunca imaginei que iria dizer... Primeiro, dividindo o chocolate em frente à Cabana, e depois, a cena dos crackers estragados. "Sabe, eles têm 15 anos". Simplesmente impagável.
Gostei muito da atitude de Sun em relação às empresas do pai, e claro, a festinha temática de Hurley com a temática de ilha deserta. Também a cena do Camaro que, creio eu, mostra como começa a loucura de Hurley.

De volta a ilha, outra cena que mostra a mudança de Sawyer, mas mesmo mudado, ele não dá o braço a torcer em relação à Jack. Em vez de simplesmente perguntar o porquê do sangramento, ele solta um "Cortou se depilando?" tentando não transparecer a preocupação. Uma boa cena também o funeral de Jack, onde ele finalmente descobre sobre seu parentesco com Claire, confesso que fiquei ansioso para ver sua reação a medida que a Carole ia falando.

Fraco o encontro entre Sun, Jin e Michael, e os explosivos no barco simplesmente não causaram nenhuma reação em mim (se é que eles estavam ali para causar). Indiferente quanto a aparição de Richard Alpert e os Outros... Sempre achei que eles teriam algum tipo de destaque na Season Finale mas não vi nada de significativo em pegar Kate e Sayid, talvez porque ainda será mostrado, mas mesmo assim, não despertou meu interesse em especular a respeito. Fraco também o gancho final de Keamy batendo na cabeça de Ben.

O episódio teve boas cenas, principalmente os Flashfowards, o grande problema é que, mostrar a emoção deles voltando para casa tirava completamente a tensão na ilha, e é esse o motivo de eu ter considerado esse episódio como fraco, talvez se os diretores tivessem se esforçado mais, a dinâmica presente x futuro teria se desenvolvido de maneira mais natural. No saldo final, dou ao episódio uma nota 7,5.

E pra finalizar... Ainda não me arrependo de ter colocado expectativas demais nos episódios de Lost. Afinal, daqui a pouco menos de 15 dias teremos a tão aguardada Season Finale e eu sei que se tratando de Season Finales, Cuse e Lindelof são verdadeiros mestres.

Até lá!

Por JR'.

Nenhum comentário: